O projeto Arte Popular de Ana a Zé dedica-se à pesquisa, à documentação e à divulgação das artes populares portuguesas. Iniciado em 2017, tem procurado colmatar uma certa lacuna na investigação e na divulgação destas formas artísticas, frequentemente menorizadas ou marginalizadas, recorrendo para isso a uma plataforma digital de acesso aberto onde são disponibilizados os conteúdos produzidos.
O projeto desdobra-se em duas vertentes: a construção de um arquivo digital de artistas populares portugueses e a realização de entrevistas com diversos agentes envolvidos no universo da arte popular, nomeadamente artistas, colecionadores e promotores. Pretende constituir-se como um importante contributo para a reflexão sobre o lugar das artes populares no mundo contemporâneo, auscultando diferentes pessoas envolvidas para procurar perceber os principais desafios e anseios que envolvem o sector.
Entendemos a arte popular no seu sentido lato, envolvendo as artes tradicionais, de tradição regional, mas também alguns artistas auto-didatas que trabalham a partir do imaginário popular. O presente projeto foca-se unicamente nas artes plásticas populares, deixando de lado outras manifestações tais como a arquitetura, a música ou a gastronomia.