Antecipar o Futuro — 2ª edição

20 de Abril, 2023

A pesquisa e a investigação são pedras basilares dos processos de inovação e renovação no setor artístico. Atendendo à carência de apoios nesta área e em linha com a missão de valorização de jovens no mundo profissional do teatro, foi criado o Antecipar o Futuro. Este projeto é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, da NTT DATA e d’O Espaço do Tempo que, nesta 2ª edição, conta ainda com o apoio da BÓIA – Associação Cultural e do Município de Lagoa.
Esta iniciativa toma a forma de um programa de residências, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação de jovens artistas. Ainda durante esta Temporada, o programa Antecipar o Futuro vai atribuir duas bolsas, com um valor de 7.000€ cada, para duas residências artísticas a decorrer n’ O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo.
O resultado será apresentado no âmbito da programação da Odisseia Nacional e integrado no Ciclo Antecipar o Futuro – um programa de cultura contemporânea, dedicado ao pensamento, à política, à tecnologia e à arte que há de vir – que, este ano, decorrerá em Lagoa, de 7 a 10 de dezembro, sob o tema “turismo crítico”.
Podem candidatar-se artistas de todas as nacionalidades, residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos e que, em nome individual ou coletivo, tenham assinado um máximo de dez encenações ou criações. As investigações dos projetos candidatos deverão enquadrar-se no tema desta segunda edição do Antecipar o Futuro: “turismo crítico”.
O júri, responsável pela avaliação dos projetos, será composto por Pedro Penim (Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II), Pedro Barreiro (Diretor Artístico d’O Espaço do Tempo) e Filipa Brito / Nelson Guerreiro (BÓIA – Associação Cultural).
A primeira edição do programa Antecipar o Futuro aconteceu em 2022 e teve como vencedores Cosmic Phase / Stage, projeto de Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens, e Atlântida, de Odete. O resultado destes projetos de investigação foi apresentado em setembro de 2022 no Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito da primeira edição do Ciclo Antecipar o Futuro.

Consulte o Regulamento do Projeto

Ver artigo original

LIVEMX: CALL PARA PROJETOS DE ORGANIZAÇÕES MUSICAIS

Apoiado pela Music Moves Europe, o LIVEMX pretende nutrir um setor musical mais diversificado e sustentável através de financiamento dedicado concebido para responder a algumas necessidades específicas do ecossistema musical europeu em três áreas específicas. Este...